22 Jun
22Jun

Falta de manutenção adequada, limpeza dos filtros, problemas no motor e até a instalação incorreta podem ser alguns dos motivos que deixam seu ar-condicionado congelando. Mas não se assuste: o problema não é tão difícil de resolver e, para ajudá-lo, selecionamos tanto causas como soluções rápidas que podem resolvê-lo. Confira! 

Por que meu ar-condicionado está congelando? 

As funções principais de um de ar-condicionado são manter a temperatura de um ambiente amena, umidificar, distribuir o ar de forma uniforme, além de ventilar. Entretanto, algumas dessas funções podem ficar comprometidas se o aparelho estiver congelando. Veja abaixo alguns dos motivos que podem ser a causa deste congelamento: 

Muita sujeira acumulada

 Toda sujeira acumulada no filtro ou na serpentina de seu ar-condicionado pode resultar no congelamento. Tudo porque a sujeira dificulta a circulação do ar para o ambiente, deixando o ar gelado dentro do aparelho. Somos especialistas em Limpeza, manutenção e instalação de ar condicionado em Belo Horizonte e Região, entre em contato agora mesmo e agende a limpeza de ar condicionado Bh. 

Trabalhar em alta potência 

Se seu ar-condicionado estiver trabalhando com a potência superior ao necessário, provavelmente o congelamento será inevitável. É um dos problemas mais comuns, então precisou de instalação de ar condicionado entre em contato agora mesmo com a Ferreira & Sena climatizações e agende uma visita técnica para dimensionar a potência perfeita para climatizar sem ambiente.  

 O que fazer quando o ar-condicionado está congelando? 

Pode ser que, para cada modelo de ar-condicionado, seja necessária uma ação diferente. Entretanto, o primeiro passo a ser dado é desligar o equipamento. A seguir, te contamos algumas dicas de como identificar e resolver o problema do ar condicionado congelando a tubulação, serpentina ou evaporadora. 

Verifique filtro e serpentina:

Depois do equipamento desligado da tomada, remova o painel frontal e verifique os filtros e a serpentina. Aproveite a oportunidade para fazer uma limpeza geral nessas peças, sempre com pano úmido e detergente neutro. Recoloque as peças removidas após a limpeza, religue o aparelho e veja se o condensador está congelado. Se isso estiver acontecendo, a própria limpeza nos filtros ajudarão a resolver o problema. Mas, se o ar-condicionado continua fazendo gelo, o suporte técnico deve ser acionado. Para manter a serpentina limpa, basta retirar os resíduos e sujeiras que provavelmente se acumularam na peça. Entretanto, é recomendado que uma assistência especializada faça o trabalho para não gerar gastos adicionais desnecessários futuramente. 

Fique de olho na temperatura:

 Quando a temperatura exterior do ambiente baixa, a temperatura do sistema de refrigeração pode baixar também. Isso acontece porque a serpentina e a evaporadora podem congelar. Se esse for o problema detectado, basta colocar seu aparelho para ventilar, fazendo com que o ar circule para o ambiente, sem refrigerar e pronto, o problema do ar-condicionado congelando a evaporadora está resolvido. 

Dê uma olhada no gás refrigerante:

Também chamado de fluido refrigerante, a carga de gás é fundamental para o funcionamento perfeito de seu aparelho de ar-condicionado. Se estiver baixa ou alta demais, a unidade tem que trabalhar mais para poder refrigerar corretamente o ar do ambiente, o que pode levar ao congelamento. Se o problema detectado foi por causa do vazamento desse gás, o aparelho poderá parar de funcionar por completo, com danos irreparáveis. Por isso, é fundamental que os cuidados preventivos do seu equipamento estejam sempre em dia. Entre em contato agora mesmo e agende a manutenção preventiva do seu ar condicionado.  

Fique atento se o motor de ventilador parado:

 Outro motivo que pode deixar seu ar-condicionado congelando é a parada do funcionamento do motor do ventilador do evaporador. Ele pode estar queimado, parado ou, ainda, travado, fazendo com que o ar não circule corretamente e congele o aparelho. Dessa vez, também é necessário chamar a assistência técnica e contar com a ajuda de nossa equipe de  profissionais especializados. 

Outras dicas de como resolver e prevenir que o ar-condicionado congele:

Sempre desligue o aparelho de ar-condicionado da tomada antes de qualquer ação;  

Coloque um recipiente embaixo do aparelho para que, quando a água começar a descongelar, não molhe demais o ambiente;    Veja se o equipamento está totalmente seco e sem gelo antes de ligá-lo novamente;                                                   

Certifique-se de que o filtro esteja limpo e, caso tenha sujeira acumulada, promova a limpeza;                                           

Verifique e mantenha a serpentina e filtros sempre limpos para evitar o congelamento;                                                     

Veja se não há vazamentos e, em caso de dúvida, solicite a ajuda de um profissional. Seguindo todos esses passos, você evitará o problema do ar-condicionado ficar congelando. Muitas vezes a falta de limpeza do filtro e da serpentina também podem acabar deixando um odor desagradável no seu aparelho. Se esse for seu caso temos a solução, entre em contato agora com a Ferreira e Sena Climatizações e agende sua visita técnica.

 E muito mais, para detalhes dos serviços ou solicitar uma visita técnica sem compromisso, entre em contato agora mesmo:
Tel Fixo:(31)3040-6778

Whatsapp: Agendamento (31)3040-6778

WhatsApp: Técnico (31)99577-9802                                                 

E-mail: ferreirasenaclimatizacoes@gmail.com
Segunda a sexta 08:00 as 18:00 Sábado mediante agendamento antecipado de 08:00 as 14:00

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.