Instalação de ar condicionado Bh ; oque é vácuo no ar condicionado?


08 Jul
08Jul

Quando deve ser feito

O processo de desidratação do ar condicionado é realizado em duas situações. Quando é feita a instalação de ar condicionado bh ou quando o sistema é aberto para fazer a manutenção de ar condicionado bh. Caso o vácuo não seja realizado ou seja feito de forma inadequada pode causar problemas no sistema.

Realização do vácuo em ar condicionado

O vácuo é realizado com o auxílio de uma bomba de vácuo e o manifold. E quanto tempo demora? Isso depende. O vácuo não é feito por tempo. Ele pode demorar poucos minutos a até algumas horas. Depende do tamanho da linha do sistema, da temperatura ambiente e outros. Por isso quando alguém te falar que o vácuo leva, por exemplo, 30 minutos, desconfie. Ou esse “técnico” não vai fazer o vácuo ou vai fazer de forma bem irregular.

O aparelho para medir o vácuo é o vacuômetro. O manifold digital (dependendo do modelo) já tem o vacuômetro no próprio equipamento. Se for um manifold analógico é necessário ter o vacuômetro porque esse manifold não é capaz de ler em mícrons. A medida do vácuo é feita em mícrons.O nível aceitável de mícrons para uma instalação de ar condicionado é entre 500 e 250 mícrons. Esse nível de vácuo é necessário para que não haja presença de ar e umidade no compressor. Pois o ar e a umidade no compressor leva o mesmo a uma falha. Essa falha ocorre pois haverá  desgaste excessivo das suas peças móveis ou o superaquecimento do motor. Inclusive, o ar e a umidade combinados podem até queimar o enrolamento do compressor.

A importância do vácuo em ar condicionado

Apenas fluido refrigerante e óleo devem circular em um sistema de ar condicionado e refrigeração. Seja na hora da instalação seja quando o sistema for aberto para manutenção, o ar entra no sistema e traz junto o nitrogênio, o oxigênio e a umidade. Esses componentes indesejáveis têm que ser removidos do sistema. Pois eles aumentam a pressão do compressor, causando temperaturas de descarga e taxas de compressão mais altas. Isso reduz a eficiência do sistema. Combinam-se com o gás refrigerante formando ácidos que causam danos ao isolamento do motor. Uma vez que esse dano do isolamento aconteça, ocorrerá um curto-circuito danificando o compressor. A umidade e os ácidos combinados com o óleo do compressor e do gás formam um lodo. O lodo poderá entupir o filtro secador e causar uma operação incorreta do dispositivo de expansão. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode até funcionar normalmente por um certo tempo .Entretanto a sua vida útil com certeza será menor. Por exemplo, um ar-condicionado dura em média 15 anos com uma instalação bem feita. Mas sem o procedimento de vácuo, em pouco tempo ele começará a apresentar problemas. Devido à importância do vácuo nos equipamentos de ar condicionado e refrigeração, ao instalar um aparelho desses contrate um profissional habilitado ou uma empresa especializada. Porque os prejuízos advindos da falta da desidratação são muitos e o custo para um reparo é razoavelmente alto.


Nossa empresa, Ferreira & Sena Climatizações ar condicionado Bh, tem os profissionais qualificados para que você não se preocupe quanto a instalação ou manutenção de seus equipamentos. 

Entre em contato agora mesmo:

Tel Fixo:(31)3040-6778

Whatsapp: Agendamento: (31)3040-6778

WhatsApp: Técnico (31)99577-9802                                 

Email: ferreirasenaclimatizacoes@gmail.com

Site: www.fsclimatizacoes.com 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.